O papel de parede está na moda, e agora?

 O papel de parede usava-se muito na década de 80 mas começou a cair em desuso. Hoje em dia, com o aparecimento de novos materiais e de novas texturas e tecnologias, começou novamente a ganhar adeptos e é cada vez mais escolhido pelos decoradores, para criar paredes diferentes e muito originais

O papel de parede voltou e está na moda! Com a vasta oferta de padrões e tipos de papel que o mercado oferece hoje em dia é uma das alternativas à pintura de uma parede, ou até de um mobiliário. Existe cada vez mais uma maior variedade deste tipo de papel e a sua aplicação é muito mais simples do que parece.

A aplicação/colocação de papel de parede danifica as paredes?

O papel de parede por si só e as colas utilizadas não danificam as paredes. As colas normalmente utilizadas tem como base agua e por isso não danificam as paredes. Contudo, quando faz a remoção do seu papel de parede deverá somente ter em conta o tipo de espátula que usa e a forma correcta de a utilizar. Uma má utilização da espátula poderá sim danificar a parede.

Como remover papel de parede da minha parede?

 - Uma das questões que mais se coloca para quem tem interesse em aplicar papel de parede pela primeira vez, é a da remoção do papel de parede.

- Para remover o seu papel de parede necessita do seguinte material:

- Um balde de agua morna ou substituir por uma maquina de vapor

- Uma esponja

- Uma espátula de metal para paredes lisas

-Um pano macio para retirar os restos de cola da parede.

- Produto removedor que se encontra à venda em qualquer fornecedor de colas.

Assim,

O primeiro passo é encher o balde com água morna, para que o papel se solte mais rapidamente aconselha a água morna, caso tenho o produto removedor deve adiciona-lo à água morna. Segundo, com a esponja passe em toda a superfície do papel de parede e observe que o papel se começa a soltar com facilidade.

Comece a raspar o papel com a espátula até remover todo o papel e cola, caso ache necessário vá humedecendo mais o papel, cuidado para não danificar a parede para aplicar um novo papel ou para pintura.

Por fim com o pano húmido remova os restos de cola da parede para a deixar limpa e preparada para a nova intervenção.

Decidi e agora: - que tipo de papel vou escolher para a minha parede?

 Papel liso - é um papel decorativo que não apresenta relevos ou texturas. Existe em vários padrões. Tem que ser aplicado em superfície lisa.

 Papel texturado – papeis que apresentam superfícies trabalhadas ou em relevo, perceptíveis ao tacto e visualmente.

 Papel vinilico – Tem na sua composição 50% -70% de papel e o restante de vinil ( PVC) . São muito laváveis e resistentes à humidade.

 Em caso de dúvida aconselhamos a contactar um Decorador de Interiores.

Como calcular a quantidade de papel que necessito?

  1. Determinar a superfície a revestir:

    Exemplo

    Larg-3,00 mt

    Alt – 2,65 mt

    Superfície ( L x A) = 7,95 mt2

  1. Calcular o número de rolos necessário:

    - Cada rolo mede 0,53 x 10,00mt = 5,30 mt2

    - Divida a superfície da parede a revestir pela superfície do rolo = 7,95 mt2:5.30mt2 = 1,50

    - Neste exemplo necessita de 2 rolos

 Este exemplo é para papéis sem acerto e sem desenho. Aconselhamos que para papéis com desenho, analise a medida a que se repete o desenho. Um valor aproximado de um rolo de papel de parede com desenho cobre 1,56mt de superfície linear de parede até 3,00mt de altura.

Que tipo de cola aplicar ?

- Existem diferentes tipos de cola para diferentes tipos de papel de parede. A mais utilizada é preparada com agua e tem um tempo de repouso de 30 minutos. Este tipo de cola é normalmente utilizado para papéis liso. Os papéis vinilicos e texturados normalmente utilizam cola de mural que se aplica directamente na parede.

Quando compra o seu papel cada rolo tem as instruções necessárias sobre que tipo de cola a utilizar e o tempo de repouso. Para mais informação siga o tópico seguinte sobre a simbologia. 

Simbologia : - O que devo saber?

Os símbolos descritos são globais e ajudam na leitura das características do papel de parede e sua utilização.

Tutorial de aplicação de papel de parede

COLOCAR PAPEL DE PAREDE

Se quiser colocar papel de parede, necessita de escolher o revestimento de parede adequado, verificar se tem todas as ferramentas e equipamento necessários, preparar a superfície da parede e por fim, colocar o papel tira a tira.

Se as suas paredes estão pintadas no presente, a única preparação que necessita é lavar as paredes.

Se as suas paredes já têm papel, é necessário retirá-lo antes de colocar o novo.

Mesmo os restos deixados pelo papel com vinil têm de sair. Depois lavar a parede com uma solução de água limpa, sabão (tipo azul e branco) e um detergente lava tudo regular, enxaguá-las com água limpa e deixá-las secar.

  •  Cortar e colar

Antes de começar a medir e cortar as tiras do papel, verifique que tipo de acerto o padrão do papel necessita. Alguns têm um acerto direito ou vertical, outros um aleatório e outros ainda que têm um padrão “pingado”, de maneira que as margens opostas da tira do papel não coincidem.

Meça e corte cada tira com cerca de 100mm de margem. Vire-a com a face do padrão para baixo na mesa de colagem e passe a cola começando do meio para as margens as quais deverão estar alinhadas com as margens da mesa.

Dobre a secção com cola com essa face para dentro, puxe a tira de papel para cima e aplique a cola na outra secção, faça outra dobra e isto termina a aplicação da cola.

  •  Pendurar a tira de papel

Deixe o papel dobrado absorver a cola pelo tempo recomendado (10m).

Depois com lápis faça uma linha na primeira parede com cerca de 25mm a menos que a largura do papel a partir do canto. Posicione o topo da tira na parede com 50mm a mais para o tecto e alinhe a margem com a linha marcada.(fig.1)

Pressione com a escova e faça deslizá-la pelo meio da tira até à base e só depois para fora em direcção ás margens. (fig.2 e 3)

Depois de cortar e colar a primeira tira no topo e base, pendure as outras tiras da mesma maneira fazendo coincidir o padrão margem com margem.

                     

               1                               2                                  3

  • Cortar comprimento e largura

Pressione o papel no ângulo parede/tecto com a ponta da tesoura e deslize-a até à base da tira, corte com cuidado ao longo da linha marcada e escove a margem cortada novamente até ao ângulo parede/tecto.

Ao nível do rodapé, use novamente a tesoura para marcar a linha de corte. Corte a sobra do papel e escove-o para o colocar no sítio.

Corte a última tira a ser pendurada na parede com uma largura de 25mm a mais de maneira a que o papel passe o canto e cubra um pouco da outra parede. Se o seu canto for arredondado ultrapassá-lo com o papel significa que a margem dessa tira não ficará vertical, isto mudará a realidade das outras tiras.

Para quartos sujeitos a um uso diário, usar uma cola com fungicida para evitar que a humidade cresça enquanto a cola seca.

  • Aplicação do papel em paredes redondas

Vire o papel cerca de 25mm por cima do canto e junte essa margem à linha desenhada na outra parede.

  •  Aplicação do papel em volta das janelas

Coloque a tira por cima da janela e corte em volta do caixilho, só depois se coloca a cola e se penduram os pedaços de papel correctamente ordenados.

As placas que cobrem os interruptores e tomadas devem ser retiradas antes da aplicação do papel e para isto é conveniente desligar o quadro eléctrico. Coloque o papel por cima da reentrância do interruptor marque uma linha em volta desta e corte. Assegure-se de que tanto o papel, como a placa que cobre o interruptor, estão secos, antes de os colocar novamente. O papel deverá ficar preso entre a parede e a placa do interruptor.

  • O equipamento necessário

Fita métrica, lápis, tesoura para papel de parede, fio-de-prumo para marcar verticais, mesa para aplicação da cola, cola e pincel para cola, escova para papel e x-acto.